Skip to topic | Skip to bottom
www.postcogito.org
          ...sine propero notiones
Kiko
Você está aqui: Kiko > SistemasEmbutidos > RelogioDCB > RelogioBinarioEmModoDCB Imprimível | fim do tópico


Start of topic | Skip to actions
English Version

O Relógio Binário em Modo DCB

Instruções para ler um relógio binário no modo DCB clássico, justamente com uma simulação visual em JavaScript com dicas.

Simulação em JavaScript

     
 
1 7 4 1 2 3
HORAS MINUTOS SEGUNDOS
Dicas: Valores dos LEDs
  Decimal

Se o suporte a JavaScript estiver ativado, o exemplo acima deve ser "vivo", mostrando o horário atual segundo o relógio embutido do seu computador atualizado a cada segundo tal como o relógio binário real, mas com dicas adicionais para ajudá-lo a entender o mostrador. Clique nos "tiques" para ativar/desativar os vários níveis de dicas à medida em que angaria experiência.

Se seu navegador não suporta JavaScript ou se o suporte não estiver ativado, o exemplo acima será estático.

Como ler as horas em modo DCB

Aqui você vê o relógio no modo DCB (Decimal Codificado em Binário). Esse é o modo padrão na maioria dos relógios binários, inclusive o meu, por ser talvez o mais fácil de ler.

Nesse modo, cada dígito decimal corresponde a exatamente uma coluna de LEDs, conforme mostrado na simulação acima. As primeiras duas colunas são os dois dígitos das horas; as duas colunas do meio são os dois dígitos dos minutos; e o último par de colunas refer-se aos dígitos dos segundos.

LEDs na linha mais embaixo valem 1. Os LEDs de cada linha seguinte valem o dobro da anterior. Assim, os LEDs da segunda linha (de baixo pra cima) valem 2; os da terceira linha valem 4; e os LEDs da linha mais acima valem 8.

Para ler as horas, adicione os valores dos LEDs que estão acesos e leia-os da esquerda para a direita como de praxe. Com prática, você conseguirá fazê-lo quase instantaneamente. É fácil decorar os padrões de LEDs porque cada coluna só pode estar de dez maneiras diferentes (afinal, só existem dez dígitos decimais):

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Se você quiser impressionar seus amigos (ou, dependendo da audiência, soar um tanto pedante), você pode observar que apesar de muita gente usar o termo "relógio binário", seria mais apropriado chamá-lo de Relógio Decimal-Codificado-em Binário: cada número é inicialmente convertido para decimal e só então cada dígito decimal é convertido individualmente para binário. Um relógio binário de verdade daria tanto trabalho de ler que não seria nem um pouco prático.

Sendo mais preciso, há, na realidade, três bases numéricas aqui: a hora é primeiro representada em sexagesimal, depois cada "dígito" sexagesimal é convertido para decimal e, finalmente, cada dígito decimal é convertido para binário.
topo


Você está aqui: Kiko > SistemasEmbutidos > RelogioDCB > RelogioBinarioEmModoDCB

topo

Creative Commons License   O conteúdo deste site está disponibilizado nos termos de uma Licença Creative Commons, exceto onde dito em contrário.
  The content of this site is made available under the terms of a Creative Commons License, except where otherwise noted.