Skip to topic | Skip to bottom
www.postcogito.org
          ...sine propero notiones
Kiko
Você está aqui: Kiko > SistemasEmbutidos > RelogioDCB > RelogioBinarioEmDCBGray Imprimível | fim do tópico


Start of topic | Skip to actions
English Version

O Relógio Binário na Variante Gray do Modo DCB

Instruções de como ler um relógio binário na variante Gray do modo DCB, juntamente com uma simulação visual em JavaScript com dicas.

Simulação em JavaScript

     
 
1 7 4 1 2 3
HORAS MINUTOS SEGUNDOS
Dicas: Valores dos LEDs
  Decimal

Se o suporte a JavaScript do seu navegador estiver ativado, o exemplo acima deve ser "vivo", mostrando o horário atual segundo o relógio embutido do seu computador atualizado a cada segundo tal como o relógio binário real, mas com dicas adicionais para ajudá-lo a entender o mostrador. Clique nos "tiques" para ativar/desativar os vários níveis de dicas à medida em que angaria experiência.

Se seu navegador não suporta JavaScript ou se o suporte não estiver ativado, o exemplo acima será estático.

Como ler as horas na Variante Gray do Modo DCB

Este modo é semelhante ao Modo DCB clássico, mas com uma pequena porém importante diferença: cada coluna (=dígito decimal) está representada usando o Código de Gray Binário Refletido.

Um código de Gray é uma dentre várias maneiras de contar em binário de forma que a transição de um número para o seguinte difira em apenas um bit. Há vários tipos de códigos de Gray; o mais famoso deles é o Binário Refletido.

Esse modo é tão simples de ler quanto o modo DCB original porque há apenas dez padrões de LEDs possíveis, listados abaixo:

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Note que do zero para o um, apenas um bit muda -- o LED "1", que no zero estava apagado mas no um acende. Do 1 para o 2, o LED "3" acende -- novamente, apenas um bit de diferença. Do 2 para o 3, o LED "1", que estava aceso, apaga. E assim sucessivamente: de uma transição para outra, apenas um LED muda, seja de apagado para aceso ou vice-versa.

Se continuássemos até a transição do 15 de volta para o 0, essa propriedade de apenas um bit mudar seria mantida. Todavia, truncamos a seqüência no 9. Assim, a transição do 9 para 0 zero faz com que três bits mudem ao mesmo tempo.

Se você prefere calcular ao invés de decorar a tabela acima, eis a receita: comece com o LED aceso de maior valor (o mais de cima, nesses desenhos). Subtraia o valor desse LED do valor do próximo LED abaixo que estiver ligado, se houver. Então adicione o resultado ao valor do próximo LED abaixo que estiver aceso, se houver. Daí subtraia, depois adicione, depois subtraia, e assim sucessivamente, os LEDs que estiverem ligados.

E como calcular a tabela? É simples: a linha mais de baixo vale 1. A próxima linha vale o dobro mais 1: 3. A seguinte também: 7. E assim sucessivamente. Em geral, a n-ésima coluna (de baixo pra cima) vale 2n-1+1.
topo


Você está aqui: Kiko > SistemasEmbutidos > RelogioDCB > RelogioBinarioEmDCBGray

topo

Creative Commons License   O conteúdo deste site está disponibilizado nos termos de uma Licença Creative Commons, exceto onde dito em contrário.
  The content of this site is made available under the terms of a Creative Commons License, except where otherwise noted.