Skip to topic | Skip to bottom
www.postcogito.org
          ...sine propero notiones
Kiko
Você está aqui: Kiko > TrecosDoExcel > CurvasParametricas Imprimível | fim do tópico


Start of topic | Skip to actions
English Version

Curvas Paramétricas

Animações de ondas e outras curvas paramétricas, tais como lissajous, rosáceas, ciclóides, cardióides, limaçons, etc.

Animação de Demonstração
Clique na figura para baixar a planilha

Mini-FAQ

P1. Como você faz para as barras de rolagem mudarem os valores das células? Há algum código VBA escondido?

R1. Não. Com efeito, eu acho que a beleza da coisa é que não há código VBA em absoluto.

De fato, barras de rolagem e outros controles de formulário poderem mudar os valores de algumas células é um recurso padrão (ainda que surpreendentemente desconhecido) do Excel há mais de uma década.

Eis como usá-lo: clique com o botão direito em qualquer ícone da barra de ferramentas -- um menu pop-up lhe permitirá escolher outras barras de ferramentas. Clique na opção "Formulário"; isso fará com que a barra de ferramentas de controles de formulário (normalmente desativada) passe a aparecer. Nela você pode selecionar vários controles, inclusive as barras de rolagem: clique no ícone do controle desejado e o cursor do mouse mudará para uma cruz fina. Daí, arraste-e-solte um retângulo na planilha e um controle daquele tamanho aparecerá. Clique no botão direito sobre o controle recém criado para chamar seu menu de contexto e peça a opçao "Formatar controle". Uma caixa de diálogo aparece onde você pode definir os valores máximos e mínimos do controle, os incrementes, e, mais importante, a que célula ele está associado.

Tão logo você associe um controle a uma célula, toda vez que você clicar naquele controle, fazendo com que mude de valor, ele vai disparar um recálculo (assumindo que o recálculo automático esteja globalmente habilitado, o que provavelmente está, pois é o padrão.) Se algum gráfico depender de alguma célula que em última instância dependa de alguma célula vinculada àquele controle, ele será redesenhado também.

Nas versões do Excel 2003 e superiores, é útil circundar o gráfico com células cujos valores mudam durante o recálculo, para forçar o gráfico a ficar contido no retângulo de atualização. Doutra feita, o gráfico poderá ser apenas particialmente redesenhado (ou não ser redesenhado em absoluto), fazendo as animações ficarem feiosas.

Incidentalmente, o OpenOffice tem um recurso similar que funciona quase exatamente da mesma forma, mas o redesenho leva vários segundos, tornando lerdo demais para animações. Além disso, os recursos de gráfico do OO ficam muito atrás dos do Excel -- até hoje eu não entendo por que os gráficos XY do OO ainda não suportam algo tão simples quanto valores de X fora de ordem. É por isso que eu não disponibilizo versões dessa planilha para o OO.
topo


Você está aqui: Kiko > TrecosDoExcel > CurvasParametricas

topo

Creative Commons License   O conteúdo deste site está disponibilizado nos termos de uma Licença Creative Commons, exceto onde dito em contrário.
  The content of this site is made available under the terms of a Creative Commons License, except where otherwise noted.