English Version

Eletrônica e Sistemas Embutidos

Aqui você encontrará alguns dos meus projetos de hardware próprios, alguns de outros autores que eu montei e/ou adaptei, software e utilitários, etc.

Minha implicância com o nome da área

Eu prefiro "Sistemas Embutidos" a "Sistemas Embarcados" como tradução de "Embedded Systems".

Acho que o termo "incrustado" seria uma tradução bem mais fiel ao significado da palavra inglesa "embedded". Contudo, "Sistemas Incrustrados" me soa ainda mais feio do que "Sistemas Embutidos", não sei bem por que -- acho que é a sonoridade agressiva da palavra "incrustrado" que me desagrada.

Projetos Próprios

Gerador de Números Aleatórios T12: O T12RNG é um gerador de números aleatórios em hardware que se conecta à porta serial comum do PC. É um dispositivo simples, compacto e de baixíssimo custo que usa o microcontrolador ATTiny12 da Atmel e um gerador de ruído branco baseado nas propriedades quânticas dos semicondutores.
O KTimer é um temporizador de contagem regressiva parecido com os de forno de microondas, baseado no microcontrolador ATtiny2313. Funciona a bateria e, além de apitar quando acaba o tempo, ele pode controlar um dispositivo externo e também funciona como cronômetro ou contador de mão.
O MensageRolante é circuito 'prova-de-conceito' visceralmente simples de 'mensagem rolante' com um único ATtiny2313 controlando quatro mostradores de LED matriciais 5x7.
O RelogioDCB é um relógio nerd usando um único microcontrolador AVR de 8 pinos em que os dígitos das horas, minutos e segundos de cada dígito são exibidos em binário através de LEDs, parecido com os famosos relógios da ThinkGeek, mas com alguns recursos exclusivos, tais como contagem em código de Gray.

Software e Utilitários

Decodificador para o ET-2210: Um programa portátil para decodificar o protocolo de comunicação do multímetro digital ET-2210 da Minipa, adequado para longos registros automáticos de dados sem intervenção humana.

Kiko > SistemasEmbutidos
Creative Commons License   The content of this site is made available under the terms of a Creative Commons License, except where otherwise noted.
  O conteúdo deste site está disponibilizado nos termos de uma Licença Creative Commons, exceto onde dito em contrário.