Skip to topic | Skip to bottom
www.postcogito.org
          ...sine propero notiones
Kiko
Você está aqui: Kiko > PostsEmPortugues > PtBrBlogEntry2007Mar03A Imprimível | fim do tópico


Start of topic | Skip to actions

English Version


Screenshot Simulação do eclipse de agora à noite no Stellarium 0.8.2

O Eclipse Eclipsado e outras Frustrações Astronômicas

Rec 03-mar-2007 23:30

Mais uma vez, eu não tive muita sorte no que tange a fenômenos astronômicos. Depois de muitos dias e noites perfeitas, o eclipse lunar total de hoje foi eclipsado por uma camada incomumente grossa de nuvens, mas sem chuva. A geometria do evento parecia razoavelmente boa e era durante o nascer da Lua, cedo da noite aqui, no horizonte leste, tornando-o ideal para ser visto da orla da praia de Boa Viagem.

Os eclipses lunares são trivialmente fáceis de ver. Não há necessidade de binóculos ou telescópios: o evento é tão óbvio quanto a própria Lua cheia. Eles são bonitos e não são assustadores. Eles podem ser um pouco frustrantes de fotografar se você não conhece as técnicas apropriadas de astrofotografia.

Muita gente começando em astronomia parece acreditar que a melhor época para observar a Lua usando binóculos ou telescópios é durante a Lua Cheia. Não é o caso: sob qualquer ampliação modesta, o brilho da Lua é forte o bastante para ofuscar; e com o Sol iluminando-na de cima, haverá muito poucas sombras para prover contraste. Ela parecerá "lavada" e sem detalhes. Tente observá-la próximo dos quartos crescente ou minguante: o Sol em ângulo criará sombras que proverão excelente contraste; e não vai ficar brilhante demais, de sorte que não lhe doerá tanto nos olhos. Você verá detalhes muito mais finos. A Lua Cheia só é boa para ver eclipses simplesmente porque os eclipses lunares só acontecem durante a Lua Cheia -- mas apenas algo em torno de duas Luas Cheias por ano serão eclipses.

Em todo caso, eu tive de me contentar em simular o evento usando minha instalação do Stellarium 0.8.2. Mas apesar da tentativa do Stellarium em ser foto-realista, não é nem de longe tão bonito quanto de verdade. No Celestia também dá pra ver, mas fica mais bonito visto do espaço -- clique aqui se você tiver o Celestia instalado.

Eu já vi alguns eclipses lunares totais e um eclipse solar parcial (são meio sem graça). Mas nunca vi um eclipse solar total ainda. Todo mundo que eu conheço que já viu um diz que é o fenômeno astronômico mais bonito que existe e que não há foto que consiga transmitir o quão impressionante é. Para os suspersticiosos, pode ser bastante assustador -- durante quase dois minutos, o dia vira noite (com estrelas e tudo) e a coroa solar fica visível, fazendo o sol parecer bastante zangado.

Nuvens próximas do horizonte também foram a razão pela qual que eu perdi de ver o Cometa McNaught em janeiro. Ao contrário dos eclipses, os cometas são difíceis de ver a partir de centros urbanos por causa da poluição luminosa.

Vai haver outro eclipse lunar total dia 28 de agosto, mas o Stellarium diz que a Lua já terá se posto, então não vai dar pra ver daqui.

Por outro lado, o próximo, em 21 de fevereiro do ano que vem parece muito promissor -- Recife estará quase no centro da região de visibilidade, de sorte que a Lua estará próximo do zênite. Se o tempo cooperar, será quase um presente de aniversário.


topo


Você está aqui: Kiko > PostsEmPortugues > PtBrBlogEntry2007Mar03A

topo

Creative Commons License   O conteúdo deste site está disponibilizado nos termos de uma Licença Creative Commons, exceto onde dito em contrário.
  The content of this site is made available under the terms of a Creative Commons License, except where otherwise noted.