Skip to topic | Skip to bottom
www.postcogito.org
          ...sine propero notiones
Kiko
Você está aqui: Kiko > PostsEmPortugues > PtBrBlogEntry2007Feb28A Imprimível | fim do tópico


Start of topic | Skip to actions
English Version

Sobre a utilidade do S.M.A.R.T.

Rec 28-fev-2007 12:37

Acabei de ler esse artigo legal de uns caras do Google onde discutem as tendências de falhas em grandes populações de discos rígidos. Uma das conclusões mais interessantes deles é que os parâmetros S.M.A.R.T. não parecem ser muito bons para predizer falhas individuais dos discos -- mais da metade dos discos mortos deles não apresentava anomalia nenhuma nos parâmetros S.M.A.R.T., apesar de que a outra mais-ou-menos metade chegou a apresentar.

Isso não seignifica que o S.M.A.R.T. é inútil. Ele parece bom para estudar uma população grande por métodos estatísticos. Ele apenas não parece bom para prever qual disco vai morrer em breve.

Eu gostei particularmente da definição pragmática deles sobre o que é uma falha: é quando o disco teve de ser substituído.

O estudo parece particularmente sólido por ter envolvido uma quantidade substancial de drives, da ordem de centenas de milhares.

Mas não vou contar o final do filme -- pegue o artigo aqui.
topo


Você está aqui: Kiko > PostsEmPortugues > PtBrBlogEntry2007Feb28A

topo

Creative Commons License   O conteúdo deste site está disponibilizado nos termos de uma Licença Creative Commons, exceto onde dito em contrário.
  The content of this site is made available under the terms of a Creative Commons License, except where otherwise noted.