English Version

Conversor de Nível Serial Isolado

Rec 14-jan-2008 21:36

No meu post anterior mencionei que queria um conversor de nível isolado na porta serial no projeto do monitorador de falhas de energia. Eis o que bolei:

Esquema

Eis uma figura do protótipo que montei pra testar, usando um ATmega8 com um firmware bem simples para gerar padrões na porta serial e atuar como servidor de eco.

Protótipo

Funcionou razoavelmente bem, os próprios sinais da serial como fonte de energia. A voltagem positiva vem do sinal RTS, então lembre-se de usá-lo com o controle de fluxo em hardware ativado (apesar de não haver realmente controle de fluxo algum -- a linha CTS é conectada diretamente com a RTS).

A voltagem negativa vem da linha TXD -- o capacitor grande a armaenza para usar ao transmitir, com o diodo evitando que seja gasta rápida demais. Assim, temos um "full duplex" razoável, desde que haja mais bits 1 (que geram voltagens negativas) do que bits zero (que geram voltagens positivas). Se tirarmos esse capacitor, os caracteres transmitidos serão ecoados -- recebe-se uma cópia de tudo que for transmitido.

Fiquei meio desapontado que, quando aumentei a velocidade para 19.200 bps, os dados embaralharam. Talvez isso possa ser corrigido usando-se acopladores óticos melhores -- eu sei esses TIL111s só porque os tinha dando sopa aqui. Todavia, a 9.600 bps funcionou perfeitamente bem, o que acredito ser aequado para o projeto do monitorador de falhas.


Próximos posts sobre esse assunto:

Kiko > PostsEmPortugues > PtBrBlogEntry2008Jan14A
Creative Commons License   The content of this site is made available under the terms of a Creative Commons License, except where otherwise noted.
  O conteúdo deste site está disponibilizado nos termos de uma Licença Creative Commons, exceto onde dito em contrário.